Enfermagem e ciência

Sistema esquelético

O sistema esquelético é constituído pelo conjunto de ossos, articulações e cartilagens. Um indivíduo adulto possui cerca de 206 ossos, sendo 80 no esqueleto axial e 126 no esqueleto apendicular.

Esqueleto humano
Esqueleto humano
Fonte: Enfermagem e ciências

O sistema esquelético possui as funções de proteção, sustentação, locomoção, formação do tecido sanguíneo, produção de hormônios (osteocalcina e esclerostina) e armazenamento de nutrientes com lipídios e minerais. E, por fim, é capaz de absorver toxinas e metais pesados, minimizando seus efeitos adversos no organismo.

Classificação dos ossos

A classificação dos ossos humanos podem ser pela forma, função e também pela localização anatômica (esqueleto axial e apendicular).

Forma dos ossos

Os ossos do corpo humano podem ser classificados de acordo com sua forma e estrutura, essa classificação ajuda a entender a função e a localização de cada osso no esqueleto.

Os ossos podem ser classificados considerando a forma em: longos; alongados; curtos; chatos, planos ou laminares, irregulares; pneumáticos e; sesamoide.

Função dos ossos

A classificação dos ossos pela função está diretamente relacionada ao papel que eles desempenham no corpo humano. Essa classificação ajuda a entender como os ossos contribuem para a proteção, sustentação, movimento e outras atividades vitais.

Os ossos podem ser classificados considerando a função em ossos de: proteção; sustentação; movimento; armazenamento; produção de células sanguíneas; equilíbrio e estabilidade e; ossos de inserção muscular.

Articulações

As articulações são conexões naturais existentes entre dois ou mais ossos, servindo como ponto de contato entre eles, permitindo movimento e proporcionando suporte ao esqueleto. Elas são essenciais para a mobilidade, a estabilidade e a proteção dos ossos e tecidos circundantes.

Diartrose

As diartrose ou sinoviais, maioria das articulações do corpo humano, são aquelas articulações que permitem a liberdade de movimento: punho, joelho e ombro.

As articulações diartroses possuem uma camada de cartilagem hialina em suas superfícies articulares, nutrida pelo líquido sinovial, que possui como função ser lubrificante, a fim de permitir a estabilidade e distribuição das cargas sobre as superfícies dos ossos, reduzindo estresses e desgastes por atrito.

Anfiartrose

As anfiartrose ou semimóveis são aquelas articulações que possuem grau intermediário de mobilidade e contém cartilagens hialinas entre os ossos, como aquelas presentes entre as vértebras. Existem dois tipos de anfiartrose: sínfise e sincondrose (pouco ou nenhum movimento).

Sinartrose

As sinartrose são aquelas articulações imóveis ou com movimentos quase imperceptíveis e contém cartilagens fibrosas entre os ossos, como as suturas entres entre os ossos do crânio.

Cartilagens

O tecido cartilaginoso é um tecido avascular nutrido pelos capilares do tecido conjuntivo envolvente ou pelo líquido sinovial, ele é formado exclusivamente por células chamadas condrócitos e de uma matriz extracelular altamente especializada.

O tecido cartilaginoso é um tecido de consistência firme e flexível que tem como função a sustentação aos tecidos moles, absorve choques, facilita o deslizamento dos ossos nas articulações e faz o revestimento de regiões como a orelha, nariz, laringe, traqueia e entre as vértebras, além de ser essencial para a formação e crescimento dos ossos longos.


Referências Bibliográficas

NETTER, Frank H. Atlas de Anatomia Humana. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GOTTI, Isabella Alice. Ciências morfofuncionais do sistema tegumentar, reprodutor e locomotor. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015.

Paixão, Débora Martins; Fiorenza, Natália; Ott, Thiely Rodrigues; Neco, Heytor. Bases de Biologia Celular, Molecular e Tecidual. Recife: Grupo Ser Educacional, 2022.

Juntos, podemos transformar a enfermagem e, com ela, o mundo!